Parece que em termos de design de marcas para eventos esportivos, não estamos tendo muita sorte. Primeiro foi aquele logo para a copa 2014, muito criticado por ser uma caricatura de Chico Xavier em seu transe mediúnico. Agora, na virada do ano, lançam uma belíssima logomarca para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.
A logo, informam seus produtores, foi inspirada no Pão de Açúcar, cartão postal reconhecido internacionalmente, porém, há uma incrível semelhança com a logomarca da Telluride Foundation, empresa norte-americana ligada a filantropia. Aliás, esta mesma empresa já teve seu logo plagiado para o carnaval de Salvador, porém, a Telluride Foundation também não está livre da acusação de plágio, já que sua logo se parece demais com um quadro de Matisse intitulado "A Dança".
E quando eu falo em uma incrível semelhança entre a logo Rio e da Telluride, eu falo de semelhança mesmo! Pode até não ter sido proposital, mas cores, formas, entornos... bem, confiram abaixo e teçam a opinião de vocês.
Minha opinião é que inegável a semelhança, porém creio que é mais uma fonte de inspiração doque uma cópia descarada, afinal nada se cria e tudo se copia.
Agora a Globo esta querendo aumentar essa polêmica com a abertura da nova novela,colocando uma escultura representando o quadro de Matisse .
ResponderExcluirMas não parou por ai,no enredo da novela tambem foca essa area de designer.